quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Plaza Mayor, Lima, Peru
Reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico desde 1991, a Plaza Mayor abriga prédios de arquitetura espanhola da época colonial. Ali ficam a catedral e a prefeitura de Lima, além do palácio do governo, onde vive o presidente. Diariamente, acontece uma troca de guardas. No sábado às 11:45, o ritual da troca é mais longo, com direito a banda de música.
Em alguns casarões, pode-se notar sacadas com telas de madeira. As mulheres não podiam ser vistas pelos transeuntes por conta do conservadorismo da colônia.*
A Plaza Mayor tem grande importância histórica. Foi nesta praça que Francisco Pizarro fundou Lima em 1535. Ali também foi declarada a independência do Peru, em 1821.
O local é muito bem policiado e os policiais são muito prestativos, dando inclusive informações turísticas, mas o turista deve continuar alerta para evitar contratempos.
A duas quadras dali, na igreja de São Francisco, vale a pena visitar o museu e entrar nas catacumbas onde encontram-se ossadas de mais de 20 mil corpos. É fúnebre, mas bem curioso.
*Curiosidade: a colônia era tão conservadora que as mulheres só saiam na rua vestindo uma espécie de burca que cobria todo o corpo deixando só um olho descoberto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário