Limoncello é um licor de limão digestivo servido bem gelado após as refeições. Sua origem é na região da Costa Amalfitana. Um passeio entre as cidadezinhas permite ver os limoeiros carregados de limões amarelos, que aqui no Brasil chamamos de sicilianos.
Para quem não tem a oportunidade de provar o limoncello original, aqui vai uma receita de um licor caseiro que pode ficar bem parecido com o original.
Os ingredientes:
2 limões sicilianos do tipo amarelo, 2 xícaras (chá)de vodka sem sabor, 1 a 2 xícaras (chá) de açúcar granulado (conforme o gosto), 1 xícara (chá) de água, 5 gotas de suco de limão
Como preparar:
Lave muito bem os limões, primeiro em água morna e depois em água fria. Seque com um pano. Enrole-os num pano e amarre com barbante, deixando folga suficiente dos dois lados, para depois amarrar na boca de uma jarra. Coloque a vodka numa jarra. Pendure os limões enrolados na boca da jarra, de modo que não toquem o líquido. Prenda o barbante em volta da boca da jarra, bem firme, para o pano não mexer. Feche a jarra e deixe-a em um lugar escuro por dois meses. Numa panela, dissolva o açúcar na água e pingue as gotas de limão. Leve a panela ao fogo baixo, por cerca de 45 minutos, até formar um xarope.Transfira o xarope para uma tigela de vidro e deixe esfriar completamente por cerca de 1 hora. Abra a jarra, descarte os limões e passe o líquido aromatizado para uma garrafa. Junte o xarope frio. Chacoalhe a garrafa várias vezes, depois deixe descansar por 2 horas. Coe o licor num filtro de papel e passe para uma garrafa limpa. Tampe a garrafa com rolha e deixe descansar por pelo menos 5 dias antes de provar.
Tchim, tchim.
Limoncello. simplesmente divinal.
ResponderExcluirUsei a sua fotografia aqui (com a devida menção da fonte): http://catanadanacozinha.blogspot.com/2010/12/limoncello-o-que-e.html
Se houver algum problema, basta avisar que a retirarei.