terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cavva dei Tirreni - Costa Amalfitana


Positano é maravilhosa mas não se pode negar que é bem turística. Gente de todo o mundo circula pelas ruelas e lotam hotéis e restaurantes da cidade.

Para quem quer uma experiência mais italiana, Cavva dei Tirreni é o destino certo. A cidadezinha fica a poucos quilômetros de Positano. Não tem o glamour da vizinha, mas tem a cara da Itália na arquitetura antiga, suas igrejas e praças. E melhor, quase não vemos turistas.

No início do mês de outubro é realizada a Festa de San Francesco, que eu tive a sorte de estar presente. As festividades duram uma semana, mas no domingo é que acontece um grande festival, com comida típica, apresentação de teatro e barraquinhas de castanhas, torrones e outros docinhos.

Os moradores lotam as ruas, praças e a igreja de São Francisco, totalmente recuperada após o terremoto de 1980. Em Cavva dei Tirreni conheci o casal ítalo-brasileiro, Vicenzo e Silvania e seus filhos Mario e Samuele. Silvania foi quem nos apresentou a cidade. Grazie mille Silvania!!!

Limoncello - Costa Amalfitana


Limoncello é um licor de limão digestivo servido bem gelado após as refeições. Sua origem é na região da Costa Amalfitana. Um passeio entre as cidadezinhas permite ver os limoeiros carregados de limões amarelos, que aqui no Brasil chamamos de sicilianos.

Para quem não tem a oportunidade de provar o limoncello original, aqui vai uma receita de um licor caseiro que pode ficar bem parecido com o original.


Os ingredientes:

2 limões sicilianos do tipo amarelo, 2 xícaras (chá)de vodka sem sabor, 1 a 2 xícaras (chá) de açúcar granulado (conforme o gosto), 1 xícara (chá) de água, 5 gotas de suco de limão


Como preparar:

Lave muito bem os limões, primeiro em água morna e depois em água fria. Seque com um pano. Enrole-os num pano e amarre com barbante, deixando folga suficiente dos dois lados, para depois amarrar na boca de uma jarra. Coloque a vodka numa jarra. Pendure os limões enrolados na boca da jarra, de modo que não toquem o líquido. Prenda o barbante em volta da boca da jarra, bem firme, para o pano não mexer. Feche a jarra e deixe-a em um lugar escuro por dois meses. Numa panela, dissolva o açúcar na água e pingue as gotas de limão. Leve a panela ao fogo baixo, por cerca de 45 minutos, até formar um xarope.Transfira o xarope para uma tigela de vidro e deixe esfriar completamente por cerca de 1 hora. Abra a jarra, descarte os limões e passe o líquido aromatizado para uma garrafa. Junte o xarope frio. Chacoalhe a garrafa várias vezes, depois deixe descansar por 2 horas. Coe o licor num filtro de papel e passe para uma garrafa limpa. Tampe a garrafa com rolha e deixe descansar por pelo menos 5 dias antes de provar.

Tchim, tchim.

Os Encantos de Positano - Costa Amalfitana


Uma pequena e charmosa cidade, entre duas montanhas, com mar azul, sem onda, praia de pedrinha, brisa suave e no ar um cheirinho de limão... Essa é Positano, uma das jóias da Costa Amalfitana.

Positano é muito mais que um destino turístico de praia. Minha dica aqui é: esqueça o relógio e perca-se no labirinto de ruazinhas. E depois de visitar as galerias de arte local e as lojas, pare num dos restaurantes para provar o que a culinária da Costa Amalfitana tem de melhor, ou seja, massa com frutos do mar. O spaghetti alle vongole é o prato típico. Para finalizar a "degustação amalfitana", tome um limoncello geladinho. (O licor de limão é tão tradicional que escrevi um post especial).
Em tempo: Para chegar à Positano a partir de Salerno pode-se ir de carro, ônibus ou barco. Mas não há saídas de barco aos domingos.


domingo, 17 de outubro de 2010

O que fazer entre um passeio turístico e outro - Roma



- Provar o melhor tiramissu de Roma, no bar Pompi (Via Albalonga 7b/9/11), há dois minutos da estação de metrô Re di Roma.
- Fazer um picnic nos jardins da Villa Borghese (metrô Spagna).
- Comer um panini no bar Aristo Campo, no canto noroeste do Campo dei Fiori. Lá o sanduíche é preparado na hora com ingredientes de dar água na boca.
- Dar uma paradinha para compras nas Via Condotti, para quem gosta de roupas de marca, e na Via del Corso, para os estilosos mas com menos dinheiro no bolso.
- Se tiver mais tempo para compras, ir ao designer outlet Castel Romano, que fica há uns 30 minutos do centro. Lá você encontra marcas como Calvin Klein, Diesel, Dolce&Gabbana, Ermenegildo Zegna, Guess, Levi's – Dockers, Nike, Puma, Reebok, Roberto Cavalli, Salvatore Ferragamo, Samsonite e Valentino. Os preços são incríveis.
- Passar a mão no pé de São Pedro, para dar sorte, quando visitar a Basílica de São Pedro.
- Parar para apreciar da rua o segundo andar da Embaixada do Brasil, na Piazza Navona, cujo teto é decorado com afrescos de Pietro da Cortona (foto). As luzes estão sempre acesas para que os transeuntes possam ver.
- Degustar o melhor espresso (com S mesmo) do mundo.
- Deleitar-se sem pressa à mesa: antipasto, primo piatto, secondo piatto e dolce.
p.s. um agradecimento especial à minha cicerone "quase romana" Mone Cesa.






Vida Boêmia - Roma


Como outras grandes cidades da Europa, Roma tem uma vida noturna efervescente! Dois destinos são diversão garantida. O Campo dei Fiori, perto da Piazza Navona, onde de dia funciona um mercado de flores e alimentos mas que à noite se transforma num ponto de encontro dos amantes da noite. Ali, há várias opções de bares e restaurantes. O outro local famoso pela agitação é o Trastevere (foto), bairro de casas antigas e ruas estreitas de paralelepípedo (meninas, melhor não ir de salto fino). No Trastevere, as opções parecem infinitas.

Depois da balada, para terminar a noite no estilo "em Roma como os romanos", nada como tomar um capuccino e comer um cornetto, primo próximo do croissant. Há inúmeras corneterias pela cidade. E as que funcionam à noite são chamadas de "cornotteria", um trocadilho com a palavra notte.

Sorvete italiano - Roma


A receita do sorvete com leite chegou à Itália trazida da China por Marco Polo, no século XIII. De lá para cá, o sorvete italiano foi aperfeiçoado e transformado numa verdadeira marca registrada da Itália. A tradição do sorvete por lá é tão forte que chegaram a criar a Universidade do Sorvete, em Bologna, a primeira do mundo.
Em Roma, como em outras cidades da Itália, uma visita diária à gelateria é quase obrigatória. A mais tradicional é a San Crispino (http://www.ilgelatodisancrispino.it/). Mas isso não significa que redes como a Blue Ice não façam jus à fama do delicioso sorvete italiano. Minha sugestão é o sabor gianduia, uma mistura de chocolate com pasta de avelã.

sábado, 16 de outubro de 2010

Vacanze Romane - Roma


Roma é uma cidade apaixonante! É uma daquelas cidades que merecem ser revisitadas quantas vezes for possível. A história, a gastronomia e até a enologia transformam os dias em Roma numa experiência inesquecível.
Para fugir do lugar-comum, não vou listar aqui os principais pontos turísticos mas vou dar uma sugestão (despretensiosa) de filmes que, tenho certeza, vão despertar a curiosidade de quem ainda não foi e avivar sentimentos nostálgicos nos que já tiveram o privilégio de ter pisado em Roma.
1)Férias em Roma, 1953, de William Wyler, com Andrey Hepburn e Gregory Peck. (foto)
2)La Dolce Vita, 1960, de Federico Fellini, com Marcello Mastroinni e Anita Ekberg.
3)Spartacus, 1960, de Stanley Kubrick, com Kirk Douglas, Laurence Olivier e Tony Curtis.
4)Only You, 1994, de Norman Jewinson, com Robert Downey Jr e Marisa Tomei.
5)Gladiador, 2000, de Ridley Scott, com Russel Crowe e Joaquim Phoenix.
6) Anjos e Demônios, 2009, de Ron Howard, com Tom Hanks e Ewan McGregor.
7) Quando em Roma, 2010, de Mark Steven Johnson, com Kristen Bell, Josh Duhamel, além de Anjelica Huston e Danny DeVito em papéis menores.
8) Comer, Rezar e Amar, 2010, de Ryan Murphy, com Julia Roberts e Javier Bardem.