quinta-feira, 23 de junho de 2011

Como é gostoso ser turista no Rio de Janeiro - o que fazer


- Passar a tarde em Santa Teresa, bairro histórico, reduto de intelectuais, chamada por alguns de Montmartre brasileira, numa referência ao bairro parisiense com características semelhantes. Minha sugestão é, pegue o bondinho, símbolo do bairro, e almoce em um dos vários restaurantes de Santa Teresa. (sugestões no post específico)
- Visite o Jardim Botânico (http://www.jbrj.gov.br/) , criado por Dom João VI quando a família real fugiu para o Brasil, em 1808, e encante-se com a variedade de bromélias, orquídeas, além das famosas palmeiras imperiais. Ao lado está o Parque Lage, que também merece uma visita.
- Alugue uma bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas e aprecie a natureza esplendorosa do Rio de Janeiro entre uma pedalada e outra. Já fiz isso também no aterro do Flamengo, que embora esteja fora do circuito turístico, é muito legal.
- Curta a ferveção da praia de Ipanema, no posto 9. Finja que é um carioca e compre um mate Leão e biscoito Globo.
- Fuja da ferveção e vá para as praias do Recreio, Grumari ou Prainha.
- Voe de helicóptero num dos passeios panorâmicos oferecidos pelas empresas especializadas. No hotel podem lhe dar sugestões. É bem mais barato do que você imagina!
- Sinta o clima da malandragem em um dos bares da Lapa, o bairro mais boêmio do Rio. Aproveite e refresque-se do calorão com cervejas super geladas. (Sugestões no post específico)
- Faça um tour histório pelo centro do Rio de Janeiro, começando com cinco minutos de canto gregoriano no Mosteiro de São Bento e passando por vários prédios históricos. O projeto Roteiros Geográficos da UERJ promove gratuitamente. Mais detalhes: http://roteirosgeorio.wordpress.com/
- Aproveite que está no centro e visite o Teatro Municipal (http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/) e a Biblioteca Nacional (http://www.bn.br/portal/), a maior da América Latina, também herança de Dom João VI.
- Prove as rabanadas reais da Confeitaria Colombo, servidas com sorvete de creme, calda de vinho do porto e passas. Huuummmmm...
- Passeie pela Floresta da Tijuca, uma imensa área verde, em pleno perímetro urbano, que separa a zona norte da zona sul.
- Assiste a um show de MPB no Vivo Rio. Veja a programação em www.vivorio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário