sábado, 2 de abril de 2011

Os prazeres da boa mesa - Santiago/Chile


Como outras grandes capitais, Santiago reserva ótimas surpresas no quesito gastronomia. Frutos do mar estão em todos os cardápios e vale muito a pena provar. As vieiras estão entre as mais saborosas do mundo. E a equação preço+câmbio favorece o turista brasileiro. Então, bon appétit!


- Liguria, em Providência. Pela entrada, não se dá nada pelo restaurante, mas passe a área do bar e se surpreenderá com a grande área do restaurante, com pé de direito alto e decoração bem colorida. http://liguria.cl/

- Le due Torri, restaurante italiano dentro do centro gastronômico Borde Río. http://www.borderio.cl/

- Zanzibar, se auto-intitula restaurante de comida exótica. Pode ser uma boa opção também para o happy hour/sunset com DJ. Também no Borde Río. http://www.borderio.cl/

- KY (foto), restaurante-bar, também chamado de restobar, fora do circuito turístico. Não tem nem placa. Com decoração bem peculiar, é frequentado por artistas e descolados de Santiago. Vale a pena ir jantar e já ficar por lá. http://www.restobarky.cl/

- Las Urracas - discoteca dos bonitos e bonitas da cidade com duas pistas de dança. Na pista principal não toca só house. A seleção musical é bem eclética e tocou até reggaeton (Eca!) quando fui. Também pode-se jantar por lá. http://www.lasurracas.com/lu/index.php

- Mercado Central - local bem turístico. Donde Augusto é o restaurante mais famoso, mas talvez valha a pena tentar um outro. Se quiser provar centollo, uma espécie de caranguejo, prepare o bolso. Sai uns 100 reais por pessoa. E cuidado. A região do mercado foi a única para a qual nos deram recomendações, então deve ser perigosa. Desça do taxi e vá direto para o mercado. http://www.dondeaugusto.cl/

O que fazer - Santiago/Chile


- Tire uma manhã ou tarde para visitar o centro histórico. Na Plaza de Armas, estão os prédios históricos mais importantes da cidade. Vale a pena entrar na Catedral, construída em 1748, em cima de outras duas igrejas destruídas por terremotos. No Palácio de la moneda, acontece a troca da guarda a cada dois dias. Informe-se.

- Para uma linda vista de Santiago, suba o Cerro San Cristóbal. Com sorte, se a cidade não estiver com o índice de poluição alto, você poderá ver as montanhas dos Andes (foto no post anterior). E meninas, no caminho para o cerro, pare um pouco antes e visite as lojas que vendem jóias com a pedra lápis lazuli, que só existem no Chile e no Afeganistão.

- Outra opção é o Cerro Santa Lucia, que é menor mas bem charmoso. Aqui também há uma feirinha de artesanato interessante. Aproveite o passeio aos cerros e prove em um dos quiosques o mote com huesillos, que não sei dizer se é bebida ou comida. São grãos de trigo cozidos servidos com uma calda preparada com pêssegos desidratados, açúcar e canela.

- Deguste no almoço, jantar e sempre que tiver oportunidade, a vasta seleção de vinhos chilenos. Minha sugestão é o cabernet sauvignon Montes Alpha, considerado um dos melhores vinhos do Chile.

- Para os grandes apreciadores de vinho, um dia deve ser reservado para visitar uma vinícola. Nos próprios hotéis é possível se informar sobre excursões.

- Os mais vaidosos vão adorar os preços de cosméticos como os da La Roche-Posay e Roc que podem ser encontrados em qualquer farmácia.

- Falando em compras, não há tantas opções de Shopping Centers. Uma opção interessante é o Parque Arauco, que reúne compras e lazer. Além das lojas, há vários restaurantes, cafés e entretenimento para crianças. http://www.parquearauco.cl/

- Para quem gosta de artesanatos, o Centro de Artesanatos Pueblito los Dominicos é bem interessante porque tem peças diferentes das encontradas nas feirinhas. É um pouco distante mas vale a pena. http://www.pueblitolosdominicos.com/

- Tire pelo menos um dia para ir a uma estação de esqui, a poucas horas de distância. Até setembro ainda é possível esquiar. A mais famosa é Valle Nevado, mas para iniciantes como eu, a melhor é El Colorado (foto).

A Europa é aqui - Santiago/Chile


Cidade segura, ruas arborizadas, ótimos restaurantes e estação de esqui a poucos quilômetros. Não, eu não estou falando de nenhuma cidade européia. A descrição acima é de Santiago, no Chile.

O bairro de Providência, onde fiquei hospedada, juntamente com os bairros de Las Condes e Bella Vista, são os mais interessantes para se hospedar porque são nestes bairros que se concentram os melhores restaurantes e bares. Também ficam próximos de vários pontos turísticos. Fiquei em uma pousada charmosa chamada Vila Franca Petit Hotel e recomendo.

Como se situa próxima de montanhas e também da praia, você pode unir a viagem a Santiago com uma visita a Valparaíso, Viña del Mar ou uma estação de esqui como Valle Nevado e El Colorado. Fora os inúmeros vinhedos da região que podem ser visitados em uma passeio de um dia.

Então decida qual o tipo de turismo prefere, faça suas malas e boa viagem!